segunda-feira, 15 de junho de 2009

TGV: "Produtividade e descentralização"

Daniel Deusdado, numa dúzia de linhas escritas no Expresso desta semana, faz-nos um breve resumo da importância do transporte ferroviário, desde as invasões napoleónicas até aos nossos dias. No seu artigo "TGV, a culpa de Napoleão", consegue esclarecer uma questão, que os políticos (como já vai sendo habitual) não conseguem clarificar: "é inútil fazer-se o TGV?"

"Espanha tem o maior plano ferroviário da Europa e vai mudar tudo (velhas e novas linhas). Nesse quadro, Portugal, se quer ter acesso a Espanha e à Europa (sobretudo nas mercadorias), também tem de mudar"
"Além disso, os nossos portos podem ter outro potencial se as mercadorias transcontinentais descarregarem em Sines ou Leixões e chegarem ao Centro da Europa sem interrupções de compatibilidade ferroviária."
"O TGV não poupa meia hora entre Lisboa e Porto - reduz a actual viagem para metade (1h15). E Évora e Leiria estarão a 30 minutos de Lisboa. É produtividade e descentralização." Expresso

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