domingo, 12 de julho de 2009

Famalicão: terra de politicos, terra de provincianos!

Terra onde cada um se considera um 'Bernardino' em qualquer assunto!

Os verdadeiros intelectuais políticos famalicenses, as sumidades cá do sitio, fundamentam os seus muitos argumentos e teorias baseados nas muitas horas passadas diariamente nas importantíssimas 'tertúlias' dos café.

Estes doutorados em ciências politicas*, podem ser avistados constantemente, durante o petiscar de umas 'iscas' no final da tarde; ou durante um café, ou digestivo á noite. Isto, sempre num café ou esplanada perto de si!

Se o acaso nos faz deparar com a feliz sorte de encontrarmos um destes doutores*, ou um Aspirante a esta categoria, o dia está quase ganho!

Ouvir as suas certezas absolutas, o tom de voz aplicado nos seus argumentos, e o canto á capela (sem falsete) das suas teorias, faz-nos constantemente pensar que estamos perante um 'Carreras' ou uma 'Calas'!

A musicalidade das suas palavras tão soberbamente decoradas, e o seguidismo de todas as soluções para os problemas, sociais, políticos ou financeiros desta terra, são por si um sucesso garantido, que terminam quase sempre em êxtase, com a publicação semanal de um artigo de opinião nos jornais locais!

Os artigos de opinião destes doutores* sobre banalidades politicas, são por si só, a demonstração da subserviência destes, perante as máquinas dos partidos políticos que representam e defendem, sem nunca os questionarem!

No entanto, a publicação destes artigos de opinião mal fundamentados e sem conhecimento de causa, demonstram muitas vezes a 'pequenez' e a pobreza da imprensa local, que para encher páginas, convidam ou aceitam publicar qualquer artigo de opinião ou notícia (paga?), prestando assim, um péssimo serviço de informação! dedopolitico

ops!

O dedopolitico deixa aqui a sugestão para 3 inícios de artigos de opinião para esta semana (não vá a memória falhar; ou faltar espaço num jornal por preencher!)...

1. O Mindo nada faz, argumentam uns! O Gostinho fez pior, argumentam outros! Os restantes (aqueles que ninguém ouve) falam do povo, em vez do povo, e como se fossem o povo!

2. O povo fica sem trabalho, diz que é tempo de crise! Mas, não os vemos a 'chorar', nem as suas preocupações são grandes; pois na realidade, mais vale ir para o desemprego com uma indemnização, e com a garantia de dois ou três anos de 'fundo de desemprego', que trabalhar arduamente oito horas diárias para no final do mês trazer menos 1o0 Euros para casa!

2. 1/2 Ainda há os trabalhadores com um bocadito mais de sorte! São aqueles que vêem o futuro sorrir-lhes através do prolongamento do fundo de desemprego, conseguindo assim, obter a tão desejada e justa reforma antecipada!

* licenciatura normalmente obtida na prestigiada Universidade Empírica de Famalicão (- ainda, legalmente não constituída).

0 Caixa do leitor: