domingo, 9 de agosto de 2009

A ditadura da 'Dama de Ferro'...

O antigo ministro da Administração Interna, um dos históricos do PSD, Ângelo Correia, lamenta a "excessiva exclusividade" das listas de Manuela Ferreira Leite: "Não abriu ao centro-esquerda (e precisava de o fazer) e abriu ao centro direita de forma potencialmente conflitual com a candidatura de Santana Lopes em Lisboa e com a eventual aliança com Paulo Portas" - diz, referindo-se à inesperada integração de Maria José Nogueira Pinto como número quatro por Lisboa.

"Desde Sá Carneiro e até Santana Lopes, o PSD foi construído na base da diversidade. Agora é feito na base da unicidade",
Ângelo Correia, vê na atitude de Ferreira Leite "a posição de alguém com falta de fé na vitória"
Expresso, 8 de Agosto de 2009

O pragmatismo de Manuela Ferreira Leite, faz-lhe ver o seguinte (futuro) cenário governativo:

PSD ganha e faz maioria com CDS...
O bloco de direita substitui o PS e governa de acordo com um novo programa; e Manuela Ferreira Leite volta à mesa do conselho de ministros com Paulo Portas.

Consequências políticas desta coligação...
Paulo Portas cumpre o seu objectivo, fazendo regressar o CDS (partido menos votado) ao poder; BE e PCP na oposição perdem influência; e com PS na oposição, os seus votos tornam-se inúteis!

Em suma, será isto que Ângelo Correia quer dizer?
Manuela Ferreira Leite poderá estar a traçar um cenário ideologicamente sinistro com a criação de um governo exclusivamente de direita (em toda a sua plenitude)?
Um governo conservador e populista nos moldes (ideológicos e humanos) a que se propõe criar, poderá estar a dar origem um ciclo governativo muito preocupante ou mesmo ditatorial!?

0 Caixa do leitor: