terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Dramas da Emigração Portuguesa"...

"Multiplicam-se os casos de emigrantes portugueses que em países, como a Espanha, Inglaterra, Irlanda, França e Holanda são vítimas de manifestações racistas ou vivem em situações de autêntica escravatura."

A Grande Ilusão...

"A esmagadora maioria destes emigrantes saiu muito recentemente do país iludidos pelas facilidades de livre circulação de pessoas e bens formalmente estabelecidas na União Europeia. Imaginam que em todos os estados membros serão recebidos de braços abertos. A realidade que encontram é muito diferente. Em toda a parte não deixam de ser estrangeiros. A lógica da sua recepção é sempre a mesma: serão bem recebidos se escasseia a mão-de-obra, mas indesejáveis se o desemprego estiver em crescimento. As condições de acolhimento torna-se frequentemente num autêntico pesadelo. Sentem todo o peso da discriminação nos salários, mas também no contacto com as comunidades locais. Na Alemanha e Inglaterra os ataques racistas contra os imigrantes já provocaram várias vítimas entre os portugueses."

Trabalhos Temporários...

"Muitos dos novos emigrantes portugueses, procuram nos países da União Europeia empregos temporários que lhes permitam amealhar rapidamente dinheiro. Estão dispostos a trabalhar em qualquer coisa e nas condições mais degradantes desde que consigam este objectivo." imigrantes

E no final...

0 Caixa do leitor: