domingo, 2 de agosto de 2009

Editorial: PS e PSD "com opções diferentes e até contraditórias"

Hoje, ao finalizar a leitura semanal, e depois de lidas as 40 paginas do caderno principal do Expresso (onde constam: os mais diversos artigos de opinião; as sondagens com as mais variadas interpretações da cena politica nacional; o debate (escrito e maçador) sobre o significado das palavras ‘classe média’ e ‘ricos’; o 'pacote' habitual dos artigos políticos (para ‘encher chouriços’) onde as palavras: ‘Freeport’ e ‘BPN’ não podem faltar; e o cartoon que ‘Alegra’ e dá cor ás páginas deste semanário); fez o ‘dedopolitico’ concluir (esta semana), que às vezes um ¼ de pagina escrita; ou um simples Editorial, consegue trazer mais informação, e ser mais esclarecedor para o leitor, que todo o Bla! Bla! Bla! existente no conteúdo de um jornal.

E é assim, que os jornais conseguem justificar (ás vezes) o investimento que o leitor faz nas suas publicações!

Editorial (de leitura obrigatória!)

“Depois de anos em que pareciam cada vez mais gémeos siameses, PS e PSD vão agora a votos com opções diferentes e até contraditórias”

“[Primeira diferença] Causas Fracturantes… “Casamento de homossexuais, testamento vital e outros temas similares estão no radar do PS mas não dos sociais-democráticas”

“[Segunda diferença] Grandes projectos de investimento público… [Manuela Ferreira Leite] “não dará prioridade: às auto estradas, de todo, ao TGV e ao novo aeroporto de Lisboa só daqui a uns anos. O PS, pelo contrário mantém-se firme nesses projectos”

“Terceira diferença: para suportar novos gastos do Estado e tornar o país menos desigual… “O PS propõe-se aumentar impostos para os mais ricos em favor da classe média e dos mais desfavorecidos.” “O PSD nada especificou ainda sobre a matéria, mas Manuela Ferreira Leite foi clara: quer mexer na despesa e não na receita; e não vai diminuir a capacidade dos “ricos”

“Quarta diferença: O estado social… “O PS diz defendê-lo e acusa o PSD de querer um Estado mínimo e a privatização de parte da Segurança Social. Não se conhecem ainda propostas dos sociais-democratas. Mas haverá certamente motivos de discórdia.”

“Digamos, pois, que desta vez nas eleições legislativas, [PS e PSD] pensam de maneira diferente sobre muitas coisas. E estão a fazê-lo saber aos eleitores – o que lhes vais facilitar a escolha.”

Obs.: O 'dedopolitico' aconselha a leitura do Editorial na integra, para que possa conhecer as justificações às diferenças apresentadas e defendidas por cada um destes partidos!

0 Caixa do leitor: