segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Democracia em estado puro...Privatizar ou Nacionalizar?

PS: 36,56% PSD: 29,09% CDS-PP: 10,46% BE: 9,85% CDU: 7,88%

Nunca partidos com um sentido ideológico tão 'extremo' (direita e esquerda) tinham tido um papel de tanto protagonismo, como agora, na democracia nacional!

A radicalização do sentido de voto, nestas eleições legislativas, fez com que partidos como o CDS-PP e BE, através dos resultados históricos obtidos, tenham conseguido deixar a condição de 'proscritos' para adquirir a condição de 'actores principais' na governabilidade do país.

A ver-se pelas declarações prestadas por alguns lideres da oposição e pelo próprio Sócrates, logo a seguir a obtenção dos resultados eleitorais, levou o 'dedopolitico' a concluir que o que poderia teoricamente ser fácil em politica, poderá na realidade transformar-se na maior 'batalha campal' da história do parlamento nacional. Isto, devido às intransigências que já se começam a sentir entre o governo e alguma oposição!

Manuela Ferreira Leite, ao anunciar ser sua intenção fazer uma "oposição responsável", reserva para si, o poder exclusivo de agente fiscalizador (do tipo ASAE) e de negociador (do tipo Sonae) relativamente ao futuro governo de José Sócrates. Isto, para que no final possa obter um retorno minimo de 50% dos lucros das politicas a executadas nesta legislatura!

A esperança, de que haverá governação saudável depois destas eleições, poderá centrar-se (neste momento) na figura do Presidente da República?

0 Caixa do leitor: