quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ser de Esquerda, ao que parece, é mais que bom... é 'Xiqu(e)'!

Todos os meus amigos são de esquerda (e os que não o são, como começam a ter vergonha disso, escondem-se). Excelente!

Todos os meus amigos gostam do 'Xico' ou do 'Zeca' (e os que não gostam, como parecem ter vergonha de o assumir, não se manifestam). Formidável!

No actual panorama politico nacional, um grupo de pessoas organizadas de esquerda e anti 'heróis do mar' - só visto até aqui, nas memórias imediatas do pós o 25 de Abril - parece querer obrigar, através da imposição de uma qualquer 'letra Escarlate', ao uso publico de uma' insígnia' que identifique todo o individuo que não renegue às suas tradições ancestrais ou que não comungue dos ideais da 'Esquerda Grande'!?

Este actual revivalismo politico de esquerda, anti-democrático, começa a dar sinais de grande preocupação!

N.B.: Ao que parece, em Portugal, toda a gente(daqui a pouco) tem que adoptar como heróis nacionais, as figuras do 'Zecafonso' ou do 'Xicolouçã' e nunca as figuras passadas da monarquia...

3 Caixa do leitor:

Teresa Fidalgo disse...

Dedo Político, bem... agora surpreendeu-me!!!
Então o facto de haver quem queira convergência na esquerda está a impor alguma coisa a quem quer que seja??? Nomeadamente a quem é de direita??? Não está convergente essa mesma direita em muitas situações (des. aqui em Famalicão, no executivo camarârio???)
Não apoiou a direita (convergente) o mesmo candidato presidencial há uns anos????
(e eu não me senti obrigada a usar nenhum tipo de insignia!!! pelo contrário!)

Bom, mas mais abismada fiquei com a afirmação que faz de que toda a gente é de esquerda!!!! Com essa pasmei!!! Essa afirmação não tem qualquer apoio na realidade política e social do país, e o dedo político bem o sabe... pois caso contrário não teriamos o panorama que temos, com a direita a governar todos os anos que se seguiram ao 25 de Abril!!!
Era bom que fosse, era, mas não o é!! Eu por mim, espero seriamente que para aí caminhe...
Anti-democrático??? Porquê??? Porque se quer impor como força política??? É que acontece que quem tem convicções (seja lá de que quadrante político for) luta por elas e procura dar a conhecê-las aos outros, de forma a que a pessoa possa, também ela com convicção, decidir, e no entender de quem as tem, decidir bem. A isso chama-se Democracia.
Agora pois, acredito que o crescimento do Bloco de Esquerda ande a assustar muita gente - não só os de direita, infelizmente! Mas isso, quanto a mim, até é bom...

dedo politico disse...

Teresa,

É evidente que o aparecimento e o crescimento do BE representam uma excelente lufada de ar fresco no panorama político nacional.

É evidente que Francisco Louçã é um excelente líder que se muniu de excelentes individualidades (ex. Luís Fazenda, Miguel Portas, Ana Drago, José Luís Araújo, Ana Marcelino, e por aí fora…), para conseguir fazer política e divulgar os seus ideais!

É evidente que Francisco Louçã ao denunciar constantemente as tramóias dos senhores do capital (muitas vezes escondidas do grande público), transformou-se num excelente ‘fiscalista’ dos dinheiros públicos, fazendo com que os partidos que representam o sistema capitalista, tremam antes de agir!

É evidente que Francisco Louçã veio estimular e oxigenar (e de que maneira) o sangue da política nacional!

Mas, é evidente, também, que “nem toda a gente é de esquerda”,por enquanto, e ainda bem!

Pois a diversidade traz discussão, ideias e progresso (social e económico); e a singularidade (a história é a prova disso) provoca o absolutismo, medo, e castração intelectual e social!

Teresa, pelo menos uma coisa há-de convir que assusta (pelo menos ao ‘dedopolitico’), é pensar que, sendo este partido, um partido de políticas mais radicais (e isto aqui não tem nada de pejorativo, antes pelo contrário), ou pelo tom imposto no discurso do seu líder (e não das suas ideias), possa haver adeptos deste partido que num futuro próximo, não fazendo uma interpretação correcta, possam agir de uma forma violenta.
Num outro qualquer país, onde a existência de partidos com mesma orientação ideológica do BE, estejam já implementadas, um ‘Qui pró quo’ como o da manifestação monárquica poderia dar origem a um grande motim entre grupos extremistas (do tipo Skins vs Esquerdistas Radicais).

É evidente que em Portugal urge por uma mudança politica radical, mas é bom que Portugal continue a ser, socialmente, um país de brandos costumes!

Era mais ou menos essa a ideia que o 'dedopolitico' queria transmitir...nada deve ser imposto por extremismos (venham eles de que parte vierem)!

Teresa Fidalgo disse...

Dedo Político,

Agora já fiquei um bocadinho mais descançada.... (mas mantêm-se algumas preocupações).

Só um aparte (ou dois). Quando diz: "sendo este partido, um partido de políticas mais radicais (...), ou pelo tom imposto no discurso do seu líder (e não das suas ideias), possa haver adeptos deste partido que num futuro próximo, não fazendo uma interpretação correcta, possam agir de uma forma violenta." - eu respondo: Sim, pode acontecer isso (nada é impossível), como em tudo aparece sempre gente que não entende o que se diz... e essa existência é só por si perigosa, sem necessitar de se colar a nenhuma força política (ou de qualquer outra natureza). Mas, por acaso, não me parece que gente assim vá parar ao BE... os intolerantes, os radicais das rixas estão lá mais para as bandas direita (e não apenas extrema), com forte ligação (alguns) à religião...

Quando diz "nada deve ser imposto por extremismos". Eu respondo: Pois não... não é essa a ideia do BE... As pessoas devem ter consciência daquilo que fazem e devem decidir por elas próprias... tendo pleno conhecimento de todas as regras do jogo, como é obvio!
Na verdade, não conheço partido onde se pratique melhor democracia que o BE... onde a discussão está sempre aberta e todas as ideias são postas em cima da mesa e respeitadas...

Mas, dedo político... se quiser conhecer um pouquinho mais do BE, convido-o, com muito gosto, a participar nos encontros que o partido promove para discutir os diversos temas da senda política e social do país... talvez mudasse de ideias...

Agora uma coisa que diz é certíssima... é o partido da mudança, no melhor sentido que lhe pudermos dar!!! E preconisa a mudança necessária para o país, sem dúvida!!!