sexta-feira, 9 de julho de 2010

E ainda diz o sr. Obama que o "derrame de crude é como 11/9"?

"Com os seus 606 campos petrolíferos, o delta Níger fornece 40 por centro do crude que os EUA importam e é a capital mundial da poluição provocada pelo petróleo. A esperança de vida nas comunidades rurais - metade das quais sem acesso a água potável - baixou para pouco mais de 40 anos, nas duas últimas gerações.
As populações culpam o petróleo, que lhes polui as terras, e mal podem acreditar nos passos dados pela BP e pelo Governo dos EUA para tentarem conter a fuga no Golfo do México. "Se o acidente no Golfo tivesse acontecido na Nigéria, nem o Governo nem a empresa lhes teriam dado muita atenção. Este género de derrames está sempre acontecer aqui. As petrolíferas estão sempre a ignorá-los."
Duas investigações independentes realizadas nos últimos quatro anos apontam para que a quantidade de petróleo anualmente derramada no mar, nos pântanos e em terra, [em África] equivalha à até a agora perdida no Golfo do México."
Os excertos, de leitura obrigatória acima mencionados, publicados no Jornal The Guardian com o titulo "Os horrares do delta do Níger", foram retirados pelo 'dedopolitico' da revista Courrier Internaciona de Julho 2010.

0 Caixa do leitor: