terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Nunca Famalicão investiu tanto no ambiente"

Só de imaginar que recentemente, em Outubro, com o objectivo de mobilizar todos os Famalicenses em acções simples, como plantar uma árvore ou fazer um piquenique ecológico, Famalicão, numa mobilização cívica mundial em prol de soluções concretas contra as alterações climáticas, participou numa  "Caminhada pelo Clima"; ler o mail que se segue -recebido pelo 'dedopolitico agora em Novembro- dá que pensar...

 

"No dia 16 de Novembro de 2010, sem aviso prévio, por volta das 08h30, começaram a ser cortadas as árvores da escola e à volta da Escola de Cima de Pele, em Joane, Vila Nova de Famalicão. No Agrupamento Bernardino Machado ninguém sabia do corte das árvores. A directora da Escola não sabia dos abate das árvores. Os pais não sabiam do abate das árvores. Não questionando a forma, o método nem urgência em cortar as árvores, lamentamos que o corte tenha começado na hora em que as crianças entram para a escola, em frente ao portão de entrada, obrigando as crianças a andar vários metros pelo meio das silvas para assim, 'fugirem' do alcance da queda das árvores e conseguirem entrar na escola. Tendo por referência o edifício branco--A ESCOLA--é fácil ver o perigo causado pelo corte das árvores no dia e na hora em que foi feito. Se a história não fosse, por si só, caricata, perigosa e demonstrativa da falta de comunicação entre os parceiros da comunidade escolar, há ainda a registar outro facto. A escola não tem lenha para as salamandras! Apesar dos vários ofícios enviados pela directora da Escola, continua a não haver lenha para aquecer as salas de aulas e os alunos. Podíamos questionar o que foi feito à lenha das dezenas de eucaliptos abatidos na Escola; podíamos pedir que, pelos menos, parte do dinheiro obtido com a venda das árvores, fosse destinado à compra de lenha; podíamos...mas não o vamos fazer. Recordamos apenas que foram cortadas dezenas de árvores da Escola de Cima de Pele (pondo em risco as crianças que a frequentam) e que a escola não tenha lenha para acender as salamandras...."

Post Scriptum: Para o caso de haver algum dignitário, deste erário publico, que possa justificar/esclarecer a população indignada, o 'dedopolitico' deixa aqui o seu mail.

0 Caixa do leitor: