sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Segurança por imposição?... ou por necessidade?

Ouvindo o fórum 'Antena Aberta' da Antena 1, do dia 18 de Novembro, sobre a cimeira da NATO em Lisboa, o 'dedopolitico' reteve as seguintes notas:

1 - A Nato é uma organização de concertação politica, onde prevalece a questão do poder.
Partindo desta premissa, e se tivermos em conta que desde há um século para cá quem impõe paz na Europa são os EUA; com a crise muito profunda que se instalou, "com o ressurgir de egoísmos nacionais", em especial com "o ressurgir da arrogância alemã", como já não se via desde 1945; nada nos garante que UE consiga viver em paz por muito mais tempo.
Desde há 60 anos que a Europa não resolve os seus problemas com recurso, felizmente, à violência. Nunca se fará nada que não seja da vontade dos EUA, mas os EUA não obrigarão, nunca, a nato a fazer o que não quer!
Por isso, é de elementar prudência manter esta ligação transatlântica, por muitas inconveniencias ou submissões que tenham, pois tudo isto, é preferível a ter que assistir a uma nova hecatombe, que poderá estar não para amanhã mas, se as coisas continuarem a degradar-se desta maneira, para breve, na Europa.

2 - Para os EUA a Nato é uma aliança de conveniência, para os Europeus, como não investiram na defesa, esta aliança tornou-se uma necessidade. Como estiveram sempre sob o guarda chuva da Nato, ou seja dos EUA, os europeus descoraram a defesa e não quiseram investir nela por causa das opiniões publicas, que não a aceitavam, e porque do ponto de vista eleitoral, não rendia votos. De uma vez por todas os países europeus têm que garantir a sua defesa porque o mundo está em mudança! [?]

0 Caixa do leitor: