terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Será o futuro feito de repetições do passado?


"Numa região profundamente católica, Valpaços, distrito de Vila Real, Cavaco Silva pediu a ajuda da Igreja no combate à abstenção no dia 23 de Janeiro.
Rodeado por dezenas de populares, o candidato a Belém recordou uma ida à missa naquela localidade e o sermão do padre. "Espero que ele vos incentive a exercer o direito cívico", apelou Cavaco. "Que ninguém fique em casa", pediu ainda." dn

Ao deixar-se dominar pela cólera, pelo desespero, pelo ódio, raiva ou qualquer outro tipo de ira, esta lamentável cena protagonizada por Cavaco Silva, remeteu o 'dedopolitico' para os tempos memoráveis de 26 de Janeiro de 1986; para o dia das terceiras eleições presidenciais, as mais disputadas de sempre após o 25 de Abril, em que muitos foram os curas, nas aldeias de Portugal, que  incentivaram o seu povo "a exercer o direito cívico", indicando o sentido de voto aos (in)fieis.


Sob pena de serem excomungados, muitos foram os curas deste país que,  no final de cada uma das suas 'santificadas' homilias,  referenciaram o slogan 'Prá Frente Portugal!' para ameaçar quem não fosse votar no 'Freitas do Amaral'!

2 Caixa do leitor:

Teresa Fidalgo disse...

Dedo Político,

Eu espero, verdadeiramente, que aconteça o mesmo!

dedo politico disse...

Teresa,

Ao que tudo indica, nada está perdido para o candidato em questão.

No entanto, o que mais incomoda o 'dedopolitico' é que, lamentavelmente, instituições espirituais ou religiosas, numa promiscuidade sem escrúpulos, continuem a tratar a sua população como uns seres energúmenos sem conhecimentos políticos, suficientes, para avaliar as qualidades dos candidatos, a eleições, sem que eles digam em quem devem votar.

Se é um ‘pecado’ grave pedir à igreja que interceda pelo Voto, para si, mais será, talvez um pecado capital, a igreja interceder por esse pedido!