domingo, 3 de abril de 2011

«Procurai suportar com ânimo o que precisa ser feito»

"Estas palavras foram proferidas 399 anos antes do nascimento de Cristo. Mas este nosso velho mundo, cheio de apreensões, necessita hoje, mais do que nunca, dessas palavras. «Procurai suportar com ânimo o que precisa ser feito»”

"Exceptuando a crucificação de Cristo, a morte mais famosa da história foi a de Sócrates. Daqui a mil séculos, os homens ainda admirarão a página imortal em que Platão a descreveu, e que constitui uma das passagens mais comoventes e belas de todas as literaturas. Certos homens de Atenas – ciumentos e invejosos de Sócrates – acusaram-no, julgaram-no e condenaram-no à morte. Quando o carcereiro entregou a Sócrates a taça de veneno, disse-lhe, com simpatia: «Procurai suportar com ânimo o que precisa ser feito». E Sócrates assim fez. Encontrou a morte com calma e uma resignação que tinha qualquer coisa de divino."

“Jamais esquecerei essa lição. Agora, sempre que estou prestes a preocupar-me com coisas que, de modo algum, posso alterar, encolho os ombros e digo: «Esquece o assunto!»" Dale Carnagie in, How to stop worrying and start living.

0 Caixa do leitor: