segunda-feira, 6 de julho de 2009

"Intolerância" igual a "alternância"?

"Quando apelou ao voto no PS em 2005 houve familiares que deixaram de lhe falar."
"Sim. Há mais intolerância hoje do que nos primeiros anos do regime democrático em Portugal. Não se aceita que as pessoas se desviem do carimbo que lhes puseram. O Freitas é de direita, não pode estar num governo PS." "Conversa com Diogo Freitas do Amaral" Revista Sábado nº235

"Alternância"
"Pessoalmente, cada vez mais creio não só na necessidade imperiosa de se modificar esta mentira absurda da "alternância" de poder entre o PS e o PSD, como na urgência de se dar possibilidades de governo aos outros partidos. Porque há alternativa, não o duvidemos.

Nem o PS nem o PSD conseguem, sem o apoio do povo de Esquerda, ascender ao poder. É nesse almofariz de recados mal dados, de embustes cuidadosamente organizados e na cumplicidade de uma Imprensa acrítica que o vazio se tem instalado entre nós e as nossas mais asseadas e mais nobres esperanças. A verdade é que não podemos continuar a viver assim. Os mesmos nomes; as mesmas frases que, de tanto repetidas, enjoam; as mesmas monstruosas aldrabices; as mesmas injustiças que aumentam e se desdobram.

Repare-se que não há debate, não há comentário, não há desafio. Os comentadores políticos são comentadores do óbvio: não arriscam porque também não sabem arriscar. E não sabem arriscar porque pensar isso não é lá com eles, e não risco sem pensamento. As coisas estão organizadas, na Imprensa, nas rádios e nas televisões para que as coisas assim sejam."
Baptista Bastos Jornal Negócios

0 Caixa do leitor: