sábado, 8 de agosto de 2009

Lei da paridade: "a montanha pariu um rato" e as "mulheres estão á beira de um ataque de nervos"!

A lei da paridade veio dificultar, e arreliar ainda mais, a vida dos políticos do nosso concelho.

A dificuldade prende-se com o facto de os responsáveis políticos terem de arranjar 'umas miúdas', para o preenchimento das quotas, que a lei determina para as suas listas.

Mesmo usando terceiros para 'checarem' a disponibilidade de determinadas figuras da sociedade civil para participarem nas suas listas eleitorais; muitas das vezes, é a vaidade dos próprios candidatos, que na obsessão pela obtenção do poder, tentam aliciar essas transeuntes civis com o argumento (inicial) da existência de um projecto politico sério e sustentado, que trará um desenvolvimento económico, social e cultural, nunca visto nas suas freguesias!

Os candidatos a presidente tentam vender á transeunte civil um projecto politico, do tipo 'banha da cobra', apresentando-o como sendo o melhor produto de beleza que o mercado local já viu.

Se esta primeira abordagem não for convincente, num acto de egocentrismo exarcebado, os candidatos a presidente argumentam o poder de influência que já possuem perante o órgão executivo municipal vigente; e prometem à transeunte civil 'ganhos' pessoais, que esta nunca obteria, se não entrasse nas listas eleitorais das suas candidaturas.

Os candidatos a presidente, lá vão mencionando os exemplos práticos, dos feitos já conseguidos, em negociações anteriores.

Se, depois de todos estes argumentos, a transeunte civil ainda não tiver cedido; então estes senhores a candidatos (ou alguém em sua representação e próximo do regime), num acto 'maquiavélico', puxam do argumento final, e asseveram á transeunte civil, que o seu futuro profissional (a partir desse momento) só depende dela (ou deles?)! O mesmo será dizer: "Ou Matas! ou Morres!... mas inocente nunca ficas!"

Os responsáveis pelas listas eleitorais autárquicas andam numa azafama tal, que até mete 'dó' ver o desespero deles!

Aqui ficam algumas das expressões usadas neste tipo de Aliciamento ou Convite: "Pense bem no que está a fazer!" "Não queira ir para a nossa lista negra!" "Pode vir (seriamente) arrepender-se! "

Nota Final (de grande importância): O 'dedopolitico' acredita que ainda existem agentes partidários com alguma idoneidade (em todos os quadrantes) que vêm com bons olhos a entrada de 'sangue novo' na vida politica do concelho!

No entanto, a transeunte civil deverá saber sempre distinguir um convite (sério) de um aliciamento (indigno), e em caso de dúvida...peça 48horas para pensar no assunto; para que posteriormente possa aconselhar-se com alguém da sua inteira confiança (lol)!

1 Caixa do leitor:

ninguem disse...

quero dar os parabéns a este artigo. é pena que seja real, muito real. devem ser mesmo poucos aqueles que não se "vendem"....é esta a sociedade que temos, de gente egocentrica.