sábado, 29 de agosto de 2009

"O mito dos Jesuítas"

"Malagrida (Padre Gabriel). Jesuíta italiano, nascido na vila de Managgio, a 18 de Setembro de 1689. Desde criança deu provas de engenho e ao mesmo tempo duma tendência exagerada para o misticismo." Portugal, Dicionário histórico

Na sua crónica "A lagartixa e o jacaré" desta semana, Pacheco Pereira compara Francisco Louçã, que tem "o papel ímpar de ser o julgador moral do PS e do PSD", ao Jesuíta Gabriel Malagrida, que obteve a nobilíssima "fama de santo" (do pau oco) durante a "sua carreira de pregador". Louçã "não está para dizer o que pretende o Bloco de Esquerda, mas sim para, sempre com os mesmos trejeitos, flamejar de ameaças os infames que causaram o tremores de terra".

Esta é, sem sombra de dúvida, uma autentica crónica 'abjecta' que mostra o desespero pré-eleitoral que o PSD começa a viver.

Em suma (e não em sumidade), ao acusar o BE de não apresentar propostas e de viver unicamente da maledicência, Pacheco Pereira ao escolher como arma de arremesso a mesma arma que José Sócrates tem usado contra o seu PSD, demonstra claramente o papel decisivo que o eleitorado indeciso de "Esquerda" terá nestas legislativas.

0 Caixa do leitor: