sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Números? Uma questão de leitura...

"A economia portuguesa inverteu a tendência de queda, ao crescer 0,3 por cento no segundo trimestre do ano em relação aos três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com esta tendência, Portugal acompanha as duas maiores economias da Zona Euro, a Alemanha e a França, e dá os primeiros sinais de saída da recessão económica." Lusa

José Sócrates satisfeito com os "bons sinais" da economia...

A Oposição reage á leitura dos dados revelados pelo INE...

"O PSD considerou que o crescimento económico de 0,3% registado no segundo trimestre "é marginalmente positivo", e acusou o primeiro-ministro de ter recebido estes números de forma "muito pouco responsável".

O Bloco de Esquerda afirma que o crescimento económico de 0,3 por cento "não altera quadro geral de profunda crise", defendendo que o Governo devia tomar "mais medidas de apoio" aos desempregados.

O PCP diz que Governo não consegue tirar país da recessão. O comunista José Lourenço considerou que os números do INE revelados mostram que as medidas do Governo são "manifestamente insuficientes" para tirar o país da recessão.

O CDS-PP recusa euforias mas salienta que "antes estes números do que outros". Para o ex-líder parlamentar e euro deputado Diogo Feio, os números do INE não permitem euforias, em primeiro lugar, "porque o segundo trimestre tem uma tendência para ser melhor no plano económico do que o primeiro trimestre de cada ano". JN

A leitura dos dados aqui apresentados, teve o apoio do:

0 Caixa do leitor: