sábado, 7 de novembro de 2009

Face off...

O antigo deputado do CDS, diz ter sido “advogado de Manuel Godinho, o principal arguido no caso “Face Oculta”, depois da inauguração da Expo 98”.

"Alegadamente, o advogado terá facilitado alguns encontros e até terá dado a Godinho cartões-de-visita com a indicação para que “fosse bem recebido”.

Narana Coissaró diz nunca lhe ter passado pela cabeça que esses cartões pudessem ser usados para negócios menos claros, nem nenhum feed-back." RR

Ao ler esta notícia o 'dedopolitico' recordou uma outra história (publicada na revista única- Expresso- de 17 de Outubro de 2009) que conta o 'esquema' usado pelo "homem que enganou Salazar"...

"Durante uma visita à fábrica de cortiças Mundet, Adolfo apresenta-se na empresa em resposta a um anúncio de emprego e é posto em contacto com o chefe de vendas. De verbo fácil, repara em alguns dos calendários da Mundet e não poupa nos elogios à sua qualidade artística.

Desvanecido com o aplauso do candidato a um lugar, o chefe de vendas acaba por lhe confidenciar que dois dos calendários já têm dono. Um será oferecido ao Presidente da República, Óscar Carmona, e o outro será para o presidente do Conselho, Oliveira Salazar."

Por meio de algumas artimanhas...

"Adolfo comparece em São Bento acompanhado de um séquito que inclui, entre outros, o responsável pela empresa e fotógrafos."

"Havia uma segunda intenção para aquelas fotos, inofensivas na aparência. (...) As fotos com Salazar eram raras e muito controladas. Logo, se alguém surge na posse de retratos na companhia do presidente do Conselho, isso não pode deixar de funcionar como um excelente cartão de visita, passível de abrir muitas portas. Terá sido esse o raciocínio de Adolfo..."

"Alto, com boa presença física, Adolfo apresenta várias credenciais, para lá das fotos. Uma delas assenta num nome pomposo quanto baste...

"Nos primeiros dias de 1950 chega aos serviços centrais da PIDE uma informação intrigante. Um relato de José da Costa, chefe de gabinete de Salazar, dá conta de movimentações de um engenheiro de apelido [Adolfo] Bourbon e Barbosa, suspeito de fazer constar em vários círculos lisboetas "ser íntimo de Suas Excelências os Presidentes da República e do Concelho", o que lhe permitiria resolver todo o tipo de casos complexos , a troco de importâncias por vezes avultadas. Para comprovar a intimidade costumava mostrar retratos nos quais surge ao lado de Salazar e Óscar Carmona."

"Para a pequena história fica apenas a audácia de um homem que consegue enganar Carmona, Salazar e todos quantos os rodeiam apenas ancorado num falso nome aristocrata, numa estudada pose de fidalgo e numa imensa vontade de ser quem não é."
resumo de um texto de Valdemar Cruz, publicado na revista única - Expresso - 17 de Outubro de 2009

0 Caixa do leitor: