segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

«è só fazer as contas!»

"A Região Norte está a "perder muito dinheiro" por não aproveitar todo a seu potencial; até porque "quem anda a fechar fábricas e a despedir pessoas são os advogados e gentes dos bancos".

Jack Soifer, consultor internacional que lançou, no Porto o livro "Como sair da crise - Norte", fez as contas e garante que "com o que as fábricas de têxteis e calçado pagam em indemnizações aos trabalhadores e mais dois meses de subsídio de desemprego, podem reconverter-se e produzir tecidos de alta tecnologia muito procurados no Mundo".
JN, 13 de Fevereiro de 2010

2 Caixa do leitor:

Quint disse...

Só que é mais fácil colocar os trabalhadores por conta e risco do Estado e, em última análise, dos outros e passados dias abrir no mesmo local e continuar com o saque!

Teresa Fidalgo disse...

Mas a verdade é que, a maior parte das vezes, as empresas, embora tenham que pagar essas indemnizações, não o fazem. Fecham as portas, dizendo que não têm dinheiro para nada, são declarados insolventes, não têm património para pagar seja o que for, os trabalhadores vão buscar parte das suas indemnizações ao Fundo de Garantia Salarial (ao Estado) e ... passado algum tempo... esses mesmo empresários abrem uma outra emprasa, com outro nome, variam um ou outro sócio, e tudo corre na normalidade; ou então, nem sequer isso,ficam em casa a gozar algum que conseguiram arrecadar.


Crise! Não é para todos!