sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um povo de 'miseráveis': "Deus os fez, Deus os juntou."

A mentalidade 'sed(b)enta' dos lambões de hoje, assemelha-se, assustadoramente, ao apetite "voraz" dos comilões de há um século atrás; só que neste caso, e com o devido prejuízo (de M€) para os eternos famintos deste país -todos nós-, os "pobres de espírito", em vez de usarem comida como elemento da 'aposta', escolhem a Água para fazer a mesma figura triste! A noticia abaixo, de 1932, retrata fielmente aquilo que ainda hoje, culturalmente, somos ou valemos!

No poceirão residem seis indivíduos para quem o maior prazer desta vida consiste em comer. Com a existência destes seis indivíduos coincide a existência de outros seis que se pelam por matar coelhos, e lebres, e perdizes e tudo o mais que sob a designação de caça [apareça]. (...)
Deus os fez, Deus os juntou. E desse encontro resultou um destes dias experimentar se os comilões afamados seriam capazes de toda a caça que os outros abatesse. Dito e feito. Abateram-se 59 peças de caça (...) e toda esta montanha de carne era consumida com um apetite voraz. (...) Com tais exercícios, sem arte, sem elegância e sem proveito se divertem, na nossa terra, muitos pobres de espírito, incapazes de se lembrarem de que as suas estúpidas pancadas poderiam dar de comer a um punhado de famintos." DN 27-09-1932*
*Esta noticia, reeditada pelo JN, foi retirada do suplemento - "As estórias nunca contadas pela história" - referente às comemorações dos 100 anos da República, .

0 Caixa do leitor: