quarta-feira, 22 de julho de 2009

Liberdade de expressão ou 'Dissidências' mortais?!

"A palavra dissidência provém etimologicamente do verbo latino dissideo, que significa manter-se afastado, estar separado. A partir da década de 60 do sec.XX, o substantivo dissidência passou a ser empregado para designar intelectuais que se opõem a imposições cerceadoras e arbitrariedades oficiais, em várias regiões do mundo."

“A Reitoria da Universidade do Minho tem tido um papel passivo perante as mudanças ocorridas nos últimos anos no ensino superior. É negligente e não defende os interesses dos estudantes” Este foi o primeiro ponto referido pelos estudantes deste agrupamento [AGIR], justificando-se com o facto da reitoria colocar “entraves, muitas vezes inultrapassáveis à realização de qualquer tipo de debate ou discussão dentro das instalações da Universidade” assumindo desta forma um papel activo na limitação da liberdade e expressão dos alunos”.ComUM jornal dos alunos

Para uma Instituição que cursa precisamente Comunicação Social , o exemplo citado pela nossa leitora, faz o 'dedopolitico' questionar-se, perante tais atrocidades, que tipo de formação e aceitação terão no mercado de trabalho, todos os estudantes desta universidade (UM)?

"Tribunal da Inquisição ou Santa Inquisição foi um tribunal cristão utilizado para averiguar heresia, feitiçaria, bigamia, sodomia e apostasia.
O culpado era muitas vezes acusado por causar uma "crise da fé", pestes, terramotos, doenças e miséria social, o acusado era entregue às autoridades do Estado, que o puniriam, as penas variam desde confisco de bens, perda de liberdade, até a pena de morte (muitas vezes na fogueira, método que se tornou famoso, embora existissem outras formas de aplicar a pena de morte)." wikipédia

1 Caixa do leitor:

Anónimo disse...

Esta história está muito mal contada. Tal como esse senhor, há dezenas de investigadores que não renovam o contrato com a UM. è mais fácil fazer-se de vítima do que mostrar competência!