sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"O elogio da politica" no "Portugal Futuro"

"Perante tantas desgraças e malfeitorias feitas pela administração Bush e pelo neoliberalismo - alguns falam em crise de civilização. Mas, entretanto, os tempos estão a mudar, uma vez mais. Quase insensivelmente, está a regressar-se ao keynesianismo. Os Estados são forçados a intervir. Necessidade obriga.

Face a uma catástrofe natural, como Katrina, entre tantas outras, todos reclamam do Estado, que acuda às pessoas. Mas como? Com que meios? Impõe-se, pois, voltar ao reforço do Estado, interventor e social, com políticas sociais e ambientais coerentes. Ou seja: à Política, com P grande e em força.

As eleições presidenciais americanas - e o entusiasmo que despertam na América e no Mundo, aí estão para o demonstrar. É preciso, com efeito, fazer reformas a sério se quisermos evitar tumultos e revoltas incontroláveis. Por isso decidi escrever - dedicado aos jovens - um livro intitulado "O elogio da política"...

"O histórico socialista [no seu mais recente livro, a publicar em setembro] prevê que "mais tarde ou mais cedo "os actuais líderes europeus serão todos "inevitavelmente substituídos", caso não atendam aos anseios das "massas populares descontentes e até desesperadas" face à crise."

"Quanto à actual situação de Portugal, Mário Soares refere que o país vive uma "crise importada", que está a afectar "fortemente múltiplos sectores" e que não pode ser resolvida à escala nacional."

"Só no quadro da União Europeia podemos encontrar medidas para a ultrapassar", escreve Soares, defendendo: "Se não pertencêssemos à zona euro, se não tivéssemos adoptado a moeda única, estaríamos hoje numa situação de total bancarrota. O que seria uma autêntica tragédia".JN

0 Caixa do leitor: